A combinação de queijos e vinhos é uma das harmonizações mais clássicas. A interação entre esses dois elementos pode criar uma experiência sensorial única, elevando o sabor de ambos e proporcionando uma verdadeira festa para o paladar.
Confira como harmonizar diferentes vinhos com os principais queijos!
Queijos frescos
Esses queijos (minas, a ricota, o cottage, o mascarpone e o feta) possuem sabores suaves, o que combina perfeitamente com vinhos brancos mais leves, como alguns rótulos das uvas Sauvignon Blanc e Albariño, ou até da denominação de origem de Vinho Verde.
Queijos de massa filada
Os queijos de massa filada são aqueles que depois de processados, se transformam em uma massa elástica e resistente (mozzarella e provolone). Esse tipo é o mais consumido em todo o mundo!
Para acompanhar esses queijos, umas ótimas opções são os vinhos tintos de corpo leve ou médio, com acidez acentuada para equilibrar a gordura, como as castas de Bordeaux.
Pasta mole e crosta branca
Os principais desta categoria são os brie e o camembert, que são bastante versáteis para harmonizar com vinhos, indo dos brancos e espumantes (Chardonnay) ao Pinot Noir de clima quente, seja ele tinto ou rosé.
Queijos Azuis
Outro tipo de queijo com massa macia e mofo é o azul. Os mais famosos são gorgonzola, roquefort e stilton. A sua textura é cremosa e friável, sendo o sabor salgado muito acentuado.
Os principais vinhos que combinam com esse tipo de queijo é o do Porto, Jerez e Madeira.
Queijos de pasta semidura
Alguns dos queijos de pasta semidura são: gouda, o cheddar inglês, o emmental, o edam e o gruyère. Uma nota adocicada no paladar, resultado de um processo na fermentação dos queijos desse estilo.
Tal característica faz com que os queijos desse estilo harmonizem com vinhos leves, ácidos e frutados, principalmente das castas Riesling e Sauvignon Blanc, que conseguem equilibrar essa doçura e limpar o paladar para a próxima garfada.
Queijos duros
Comparados aos queijos semiduros, os duros apresentam um menor teor de umidade, tendo textura firme e uma casca mais grossa e brilhante. São harmonizados com vinhos tintos mais robustos, como Barbera ou Sangiovese.
Gostou de saber sobre os vinhos e queijos? Leia também: Drinks com vinho: opções para preparar em casa