Raimonds Tomsons, representante da Letônia, vence o concurso de melhor sommelier do mundo de 2023. O evento aconteceu na França, entre os dias 7 e 12 de fevereiro, promovido pela ASI (Association de la Sommellerie Internationale), tendo 68 participantes de diversos países nas quartas de final.
Best Sommelier of The World
O “Melhor Sommelier do Mundo” é uma competição mundial que ocorre a cada três anos e reúne os melhores sommeliers, sendo desenvolvida em parceria com a associação de sommeliers do país anfitrião.
Melhor sommelier de 2023
No concurso deste ano, a final contou com os seguintes sommeliers: Nina Jensen (Dinamarca), Raimonds Tomsons (Letonia) e Reeze Choi (China). A última competição consistiu em várias tarefas desenvolvidas para avaliar os conhecimentos dos finalistas sobre os vinhos.
“Estou extremamente feliz, eu não poderia imaginar uma cidade melhor que Paris e um país melhor que a França para ganhar este título”, declarou Tomsons, após a final realizada diante do público no estádio coberto da Défense Arena.
A francesa Pascaline Lepeltier, que possui o título de melhor sommelier do país, estava participando pela primeira vez de uma competição internacional. Ela conquistou o quarto lugar, mas não se classificou para a final.
Leia também: O que é um Sommelier?