Após estudos desenvolvidos, comprovou-se que a mistura complexa e concentrada de substâncias químicas saudáveis dos vinhos, produzem polifenóis, substâncias que impactam positivamente o nosso organismo.
Sabendo disso, o consumo moderado de vinho traz diversos benefícios à saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado são 90ml para mulheres e 180ml para homens, uma e duas taças da bebida.
Melhora a pressão sanguínea
O vinho reduz a pressão sanguínea e aumenta os níveis de colesterol bom no sangue. A bebida também contribui com a saúde do coração, diminuindo os riscos de ataques cardíacos.
Regulador hormonal
Atuando como regulador hormonal, o vinho, por meio da hipófise, glândula responsável pelo funcionamento de outras glândulas do corpo, e nos neurotransmissores, principalmente a serotonina, melhorando o humor.
Combate o Alzheimer
Outro benefício dessa bebida é a prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Ela deixa compostos antioxidantes em nosso intestino que são capazes de proteger os neurônios de danos.
Reduz o risco de diabetes tipo 2
Alguns estudos observacionais descobriram que pessoas que consomem vinho com moderação têm um risco ligeiramente menor de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aqueles que não bebem vinho ou que consomem bebidas alcoólicas em excesso. Esses estudos geralmente levam em consideração outros fatores de estilo de vida, como dieta e atividade física, que também podem influenciar o risco de diabetes.
Longevidade
Os polifenóis do vinho atuam ativando uma proteína que combate o envelhecimento. Porém, não basta apenas consumir a bebida, é preciso ter um alimentação balanceada.
Leia também: Drinks com vinho: opções para preparar em casa